Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

Envelhecendo com saúde
Envelhecendo com saúde

Deve-se sempre considerar, em nossa mente, a máxima: Idoso sim, velho nunca!

Para se envelhecer com saúde é necessário que se leve uma vida sem exageros durante as nossas outras fases da vida, pois, como diz o ditado: "a conta sempre vem mais tarde, e é dolorosa."

Além da recomendação de conhecer ao máximo os direitos dos Idosos concedido pelo "Estatuto do Idosos", acrescentamos algumas recomendações para você se conservar até mesmo após a chegada dos "60" (sessenta).

1 - Continue participando de atividades que movimentem o corpo, respeitando as próprias limitações. Informe-se com o médico sobre as atividades mais recomendadas.

2 - Procure sorrir, divertir-se, conversar e trocar ideias com as outras pessoas, de diversas faixa etárias. É importante manter a socialização.

3 - Mantenha a mente ocupada, lendo jornais, revistas, sites informativos, fazendo palavras cruzadas e outras atividades que requeiram utilização da memória.

4 - Tenha fé; cultive a sua espiritualidade. Ocupe seu espaço na família e na sociedade.

5 - Mantenha sua alimentação saudável ao máximo que conseguir. Alimente-se bem, não deixando de lado as verduras, legumes e frutas. Diminua o sal da comida, diminua bebidas alcoólicas e tabaco. Beba bastante água. Mantenha a higiene bucal, consultando regularmente o dentista.

6 - Invista na sua afetividade: namoro não tem idade. Troque afeto com seu (sua) parceiro(a) seus familiares e amigos(as). A atividade sexual não tem de terminar aos 60 (sessenta), mas previna-se das doenças sexualmente transmissíveis.

7 - Frequente e utilize as Unidades Básicas de Saúde, especialmente as dedicadas aos Idosos.

8 - Mantenha suas vacinas em dia.

9 - Só tome os medicamentos prescritos e sob conhecimento do seu médico. Sempre que for ao médico leve a relação de medicamentos utilizados por você. procure comprar os medicamentos nas "Farmácias Populares" pois nelas os medicamentos são mais baratos.

10 - Previna-se contra as quedas. Evite, para tanto, objetos espalhados pelo chão e tapetes. Muito cuidado com animais domésticos, evitando neles tropeçar. Use calçados confortáveis, se possível com sola antiderrapante. Dixe sempre o ambiente iluminado e use os corrimões para descer ou subir escadas.

11 - Renove suas energias dormindo bem. A falta de uma boa noite de sono pode ocasionar irritabilidade, incapacidade para concentração e raciocínios alterados. Sempre que sentir alterações, procure um profissional de saúde, para orientá-lo.

12 - Embora mencionado acima, O ESTATUTO DO IDOSO  foi instituído pela LEI N. 10.741/2003, QUE ALÉM DE OUTROS DIREITOS, assegura transporte coletivo grátis no perímetro ubrbano e semiurbano. No cap. IV, art. 16, assegura ao idoso internado ou em observação o direito a acompanhante, com condições adequadas de permanência em tempo integral. 

 

E lembre-se sempre: envelhecer não é demérito, é um privilégio!